Qual é a história do brigadeiro?

 

O brigadeiro é um doce muito conhecido no Brasil. É difícil conhecer alguém no país que nunca o tenha experimentado. Além disso, é o preferido nas festas infantis entre outras diversas tantas ocasiões de comemoração. Entretanto, não é todo mundo que sabe que esse doce é uma criação brasileira e muito menos como que tornou-se tão popular.

eduardoA verdade é que o surgimento do Brigadeiro tem diversas versões, nenhuma pode se afirmar como definitiva.  A versão com mais credibilidade é de que nos anos 1980 o doce teria sido feito por senhoras que queriam homenagear o brigadeiro Eduardo Gomes  que concorria as eleições da presidência da republica para os anos de 1946 a 1950.

Os relatos contam que o doce teria sido criado por uma carioca que leva o nome de Heloisa Nabuco, natural do Rio de Janeiro e que seria simpatizante das ideias do militar. O doce era primeiramente servido nas festas eleitorais como uma forma de propaganda, mas com o tempo o nome e a receita – que é super fácil de fazer – caiu na boca do povo (literalmente!).

Em algumas regiões do país, como no Rio Grande do Sul o nome popular “brigadeiro” é substituído por negrinho. No entanto, na maior parte é mantido a denominação de origem. Atualmente a receita tornou-se tão conhecida a ponto de existir diferentes técnicas para fazê-lo ou ainda consumi-lo.brigadeiro

As receita original leva manteiga, ovos, leite, açúcar e chocolate. Com o tempo o leite foi substituído pelo leite condensado (muito vendido no Brasil ) e o chocolate facilmente se adaptou aos chocolates em pó, devido a facilidade. As receitas mais simples também abriram mãos dos ovos.Aprenda aqui como fazer o brigadeiro tradicional.