Até o brigadeiro entrou na onda gourmet

Como já dito aqui no blog o brigdaeiro faz parte da cultura brasileira desde a década de 1950. O doce popularizou-se tanto que atualmente é possível encontrar diversas versões da receita  e é claro que ele não ficou distante da moda gourmet.

A moda gourmet é uma onda que fez com que qualquer comida por mais simples que seja (como o brigadeiro) tivesse uma cara de esnobe, mas uma fineza que vende muito. Existem diversas pessoas que criticam o movimento, pois complicam as receitas sem deixá-las de fato complexa ou verdadeiramente saboreadas e ainda vem com um manual de etiqueta (por exemplo a quantidade é sempre mínima).

O brigadeiro, por exemplo, ganhou diversas versões. Existe o brigadeiro com chocolate meio amargo, chocolate branco, de colher e enfeitado, com amêndoas, licores, castanhas, enrolados no chocolate ou açúcar refinado.

Nas festas de aniversário, principalmente, o brigadeiro tem tido uma nova cara diferente daquela tão conhecida polinha enrolada no chocolate granulado. Agora é possível também fazer o docinho em pequenos potinhos e com colher, o diminui o tempo de preparo (tanto no que diz respeito ao cozimento quanto a dispensa por enrolá-los).

A incisão do brigadeiro no mundo gourmet foi tão grande que atualmente existem as “brigaderias”, onde é possível saborear centenas de receitas diferentes de brigadeiro. Ele é misturado com diversos outros itens e frutas, fazendo com que a receita original ganhe várias caras e diferentes gostos do que o tradicional.

Algumas marcas também aproveitaram para comercializar o doce, por tanto é possível encontrar nos mercados os brigadeiros em lata. Há quem diga que com o tempo existirão também brigadeiros gourmet enlatados, outros dizem que caso isso acontecesse perderia a classe tão exigida pela moda.

brigadeiro gourmet